Esta é a mensagem principal para os negros do Brasil deixada pela Universidade Zumbi dos Palmares em sua página web. Mas, na verdade, esta é a chave que abre os cadeados e correntes que aprisionam os pobres do Brasil, independentemente de sua raça.
Claro que os negros sairam da senzala e foram para as favelas, vivendo na miséria e sofrendo com a violência em todas as suas formas.
Para eles dedico esse espaço agora. Talvez para nós, porque mesmo sendo branca, sou do Brasil (terra da miscigenação). Quem sabe ao certo? Só os filhos dos europeus e asiáticos, por exemplo, podem ter certeza de suas origens.
Já era tempo…
PRIMEIRA FACULDADE DE INCLUSÃO DO NEGRO DA AMÉRICA LATINA
O custo da mensalidade é de apenas um Salário Mínimo
1º de novembro de 2003
A Faculdade Zumbi dos Palmares abriu as inscrições para o Processo Seletivo para o curso de graduação em Administração, com duas habilitações: Administração Geral e Financeira.
2004
Iniciou-se o sonho de formar-se na universidade para alguns negros carentes de oportunidades.
Na primeira turma de cento o vinte (120) jovens formaram-se e, a maioria deles, já terminou a faculdade com um emprego em uma grande empresa.
A Faculdade Zumbi dos Palmares forma sua segunda turma de administradores em São Paulo (SP). A instituição é a primeira de ensino superior do Brasil e da América Latina que tem 87% de alunos afrodescendentes. No país, apenas 4% dos negros tem curso superior.
Dos 241 formandos da segunda turma do curso de Administração, a maior parte desses profissionais está saindo da faculdade com lugar garantido no mercado de trabalho.
Por meio de convênios firmados com a faculdade, grandes bancos fizeram programas de estágios exclusivos para os alunos da Zumbi e selecionaram 92 desses alunos. 70% deles foram efetivados e já estão trabalhando em cargos de supervisão ou gerência. Os demais foram absorvidos por empresas de outros setores. Ao todo, 90% dos formandos estão saindo da faculdade com emprego garantido.
Assista os vídeos abaixo e discuta em grupos esse tema „Negros em Foco“
Assista ao documentário „Café com Leite (água e azeite?)“ no Youtube. Assista em partes (5 minutos cada) e tire suas conclusões.
„Café com leite (água e azeite?)“, 30 min., 2007
Direção, produção, roteiro: Guiomar Ramos
Co-produção: Tatu Filmes
Edição: Márcio Perez
„Café com leite“ apresenta uma reflexão sobre o Mito da Democracia Racial no Brasil através de depoimentos dos professores da FFLCH-USP, Antonio Sérgio Guimarães, Kabengelê Munanga, a diretora do Geledés, Sueli Carneiro e o antropólogo Batista Félix.
Alunos da pós-graduação da FFLCH como Mácio Macedo e Uvanderson da Silva também participam do debate.
Os cineastas Jeferson De, Noel Carvalho e a atriz Zezé Motta traçam comentários sobre a Democracia Racial.
O documentário apresenta ainda trechos de filmes adaptados da obra de Jorge Amado, como „Jubiabá“ e „Tenda dos Milagres“, de Nelson Pereira dos Santos e „Assalto ao trem pagador“ de Roberto Farias e também imagens da luta do negro no Brasil através do arquivo de Abdias do Nascimento.