Já pensou um dia deixar seu clube de futebol?
Se você respondeu “Nem morto!”, já pode se sentir como os fãs do clube de futebol alemão SCHALKE-04. O clube resolveu entender a expressão ao pé da letra e inaugurou na sexta-feira o primeiro cemitério para fãs de futebol da Alemanha.
Aqui impera a divisa: “Schalke até depois da morte!”
O cemitério demorou cinco anos para ficar pronto e foi planejado em forma de um campo de futebol, tendo assim um gol de cada lado. Toda a decoração só poderia ser nas cores do clube: azul e branco, inclusive as rosas.
Azul e Branco – uma vida interia… Cemitério comunitário
O incrível é que o cemitério de fãs tem até vista para o campo de futebol, isto é, para a Arena Veltins em Gelsenkirchen. Há 1904 sepulturas disponíveis, pois esta foi o ano da fundação do clube.
Cemitério de fãs com vista para campo de futebol
A decoração do cemitério, claro, só poderia ser nas cores do clube. Por lá o vento só sopra bandeiras, fitas e flores: azuis e brancas.
Rolf Rojek, 58 anos, considerado um fanático pelo clube, já reservou a sepultura número 04 no cemitério, pensando na do lado para a própria mulher também. “Sem discusão”, diz ele e termina: “Schalke é a minha vida!”
Assista a entrevista com o alemão que diz ainda: “Quem nasce Schalke, morre Schalke”.
Para ver o vídeo em alemão, clique aqui ou diretamente no botão abaixo:
A reserva de um lugarzinho lá custa 1.250,00 Euros. Um terço do valor é o custo da manutenção anual e, em caso de morte, o valor da sepultura sobe: a partir 5406,00 Euros!
“Uma vez Schalke, sempre Schalke”
Esta é a resposta de um fã dá a um repórter quando este lhe pergunta se faz sentido construir um cemitério só para fãs de um clube de futebol.
Até quem era fã antes de morrer pediu para ser “transferido” para lá ao ouvir que um dia seria construído o cemitério do clube Schalke. Pois as primeiras “transferências” já começaram. Só resta saber quem mais quer se mudar para lá.
Sepulturas no cemitério de fãs do clube de futebol Schalke-04, Alemanha 2012
Será que essa moda vai pegar?
VOCÊ GOSTA DE FUTEBOL E ESTUDA ALEMÃO OU PORTUGUÊS?
ENTÃO NÃO DEIXE DE LER: https://linguacultura.wordpress.com/2009/02/14/fussball-vokabularvocabulario-de-futebol/
FONTES
http://www.stern.de/video/video-schalke-ueber-den-tod-hinaus-1938763.html
http://www.bild.de/sport/fussball/schalke/fg-friedhof-25271018.bild.html
ENTRE EM CONTATO CONOSCO NA ALEMANHA
Maria Fábia Paz Vitorino Willems
Professora qualificada no ensino de Português e Alemão
Traduções em português/alemão – alemão/português
Homepage: https://linguacultura.wordpress.com
Pingback: Especial Rússia & Copa 2018: Dicas de Viagem, Curiosidades e Frases Úteis em russo | LINGUACULTURA – SITE EDUCATIVO
Pingback: Links e Artigos do Blog relacionados à Alemanha e à Língua Alemã | LINGUACULTURA - Aprendizagem de Línguas e suas Culturas - Dicas de Viagens - Curiosidades