Rolezinho: Encontro, protesto ou baderna?
Por: M. Fábia P. V. Wilems
“Rolezinho”
Na linguagem popular, “rolezinho” significa dar um rolê ou rolé, isto é, dar uma voltinha, sair para passear. Nas últimas semanas, a palavra tem sido bastante usada no Brasil para descrever reuniões de jovens, principalmente da periferia , em shopping centers. A organização das mesmas é feita nas redes sociais e arrastam entre 3 e 6 mil adolescentes para um rolezinho. Infelizmente as “ovelhas negras” transformam o movimento em arruaça. A policia é chamada e tudo termina em violência, o que gera o protesto de outros grupos da sociedade.
Para os comerciantes e políciais esses jovens não passam de um bando de vândulos que praticam crimes e merecem ser punidos duramente.
Os mais moderados dizem que o problema dos encontros é o fato de alguns aproveitarem a ocasião para praticar vandalismo e até roubos.
Os jovens, alguns sociólogos e antropólogos falam de discriminação racial e social. Reclamam da falta de opções de lazer e eventos culturais na periferia, sem falar sobre a proibição dos “bailes de Funk” nas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro ou em outras cidades . O receio agora é que o “evento” se espalhe pelas capitais do país.
A imprensa tem publicado diversos vídeos e artigos sobre o tema com diversas opiniões a respeito. Seguem abaixo alguns deles para você ficar por dentro do que está acontecendo no Brasil e poder formar sua opinião sobre os rolezinhos.
Encontro, protesto ou baderna?
O estudante já participou de outros três rolês e resume o objetivo do encontro: “é como se fosse uma festa, mas em lugar público. Várias pessoas que se conhecem estão lá e se divertem”, conta.(Perfil do Facebook)
Sobre a atuação dos músicos, o presidente da Apafunk acredita que todos deveriam se posicionar de alguma forma, principalmente devido ao racismo(Divulgação
Fotos da Internet
Veja aqui mais fotos na Galeria de Fotos da Folha
Artigos com Áudio
Artigo com a entrevista em áudio (18 min.) – Sociólogo da UnB comenta incapacidade do governo de se relacionar com jovens
Jornal “Folha de São Paulo” – Artigo com áudio – Alkmin diz que Corregedoria vai investigar possíveis excessos da PM em “rolezinho”
Artigos
Revista Veja – Post do leitor (Caio Frascino Cassaro, engenheiro em São Paulo)sobre “Rolezinhos e baderna”
Revista Veja – Sobre o direito de ir e vir, o papel da polícia e os rolezinhos em outras capitais.
Jornal O Globo – Cultura – Sobre Rolezinhos como expressão de luta de classes
Artigo de Caetano Veloso: “Sem num nem numa”
Portal EBC – Artigos
“Vozes da periferia definem o que é rolezinho” – Como tudo começou e o que os jovens querem na verdade.
Representante da OAB-DF diz que restrição aos „rolezinhos“ demonstra preconceito
Vídeos
1. Flix-TV
2. Rede Record-TV (Cidade Alerta)
3. SBT-TV
4. Rede Globo-TV
5. Votorantim-TV
Consulte também:
Dicionário Pauker – Traduz em diversas línguas
Dicionário Popular Online de Gírias e Expressões
Veja também: