Era para ser uma linda comemoração escolar e, para que ficasse ainda mais bonita, as meninas deveriam usar o mesmo penteado: cabelos lisos com franjinha e soltos. O bilhetinho foi enviado com a foto de uma atriz infantil famosa para que os senhores pais não se confundissem.
O pedido de uma escola de São Paulo (Brasil), o que gerou protestos entre os pais e o maior bafafá nas redes sociais. Muitos acharam se tratar de uma piada de mau gosto, mas infelizmente o pedido foi real.
A escola foi acusada, entre outras coisas, de não respeitar a diversidade no país. Crianças outro tipo de cabelos se sentiriam discriminadas e se sentiriam feias e erradas.
Por causa da polêmica causada, a escola decidiu desculpar-se pelo desconforto causado e afirma não agir de forma discriminatória, pelo contrário. „Todas as questões de diversidade cultural, racial e religiosa estão contempladas no plano de trabalho da associação“, afirma em nota divulgada no site da Associação do Líbano de Proteção à Infância.
Era só o que faltava: uma escola pedindo para os alunos usarem esse ou aquele penteado! Daqui a pouco inventam moda. Uma semana, todos devem ir às aulas de verde com bolinhas cor-de-rosa; na outra, vestidos de astronautas. Realmente, coisa de outro mundo! Alguém nessa história andava meio lunática ou será lunático?
O importante é que a sociedade se mobilizou e demonstrou seu descontentamento diante do incabível, obrigando os responsáveis a explicar-se e a mudar sua maneira de „expressar-se“. Viva a diversidade brasileira! Viva os cabelos lisos, ondulados, chacheados e afros. Viva todas cores e cortes! Viva a democracia!