So funktionieren die Wahlen in Deutschland (As Eleições na Alemanha são assim)

Deixe um comentário Padrão

 Por: M. Fábia P. V. Willems

 

Você sabe como funcionam as Eleições na Alemanha?

Vai votar, mas ainda tem algumas dúvidas?

Pois confira agora como os cidadãos alemães escolhem seus governantes!

Selecionamos vídeos explicativos, reportagens e sites para lhe orientar melhor em português e alemão. Assim, os estudantes dessas línguas podem aproveitar a oportunidade para melhorar seu vocabulário e se informarem sobre o sistema político na Alemanha.

Fique à vontade!

 

Möchtest du gern wissen wie die Wahlen in Deutschland funktionieren?

Du gehst wählen, aber du bist noch ein bißchen unsicher wie du es anstellen sollst?

Lerne jetzt, wie deutsche Bürger ihre Regierung wählen!

Wir haben ein paar Videos, die es einfach erklären, sowie Reportagen und Lesetipps* in Portugiesisch und Deutsch. Somit können Sprachlernende weitere Vokabeln lernen und sich über das politische System in Deutschland informieren.

Viel Spaß!

*In anderen Sprachen auch möglich!!!

 

Como são as Eleições na Alemanha? (Wie funktionieren die Wahlen in Deutschland?)

As Eleições na Alemanha são um pouco diferentes que no Brasil, já que eles não escolhem diretamente:

  • o/a presidente (Bundespräsident/Bundespräsidentin) ou
  • o/a chanceler (Bundeskanzler/Bundesklanzlerin).

O povo elege seus representantes, porexemplo, para os Parlamentos Estaduais (Bundesrat) e Federal (Bundestag), isto é, os deputados estaduais e Federais (Bundestagabgeordneten). 

No Bundesrat trabalham os representantes dos estaduais e no Bundestag, os federais. Este último tem várias funções, uma delas é escolher e o/a chanceler para uma legislatura de quatro anos.

O presidente alemão é eleito pelos membros da Assembleia Federal (Bundesversammlung), vindos do

  • Parlamento Federal (Bundestag) e
  • Parlamento Estadual (Bundesrat).

O atual presidente (Bundespräsident) é Norbert Lammert e a canceler (Bundeskanzlerin) é Angela Merkel, a mulher mais poderosa do mundo (revista Forbes).

 

Por que votar é tão importante? (Wieso wählen so wichtig ist?)

 

Já imaginou deixar  aquele(a) imbecil que você odeia, sua sogra ou aquele professor chato decidir sobre sua vida?

Decida você, com seu voto, seu futuro e os rumos que seu país deve seguir!

Na Alemanha, qualquer pessoa que possua um passaporte alemão pode decidir em que país quer viver: homens e mulheres, de qualquer religião e nível cultural acima de 18 anos.

Veja o vídeo explicativo (em alemão – auf Deutsch) abaixo:

 

Lässt du die Idioten, deine Lehrer oder deine Schwiegermutter über deine Zukunft entscheiden?

Nein? Dann geht dann wählen! 

Não votar é um perigo para a democracia. É um direito conseguido com suor e sangue. Milhares de pessoas mundo afora pagaram com a própria  vida, perderam familiares e amigos para que a voz de seu povo fosse ouvida. Valorize mais seu voto!

Veja no vídeo abaixo o verdadeiros significado de uma Democracia  – em alemão (Schaue dir jetzt die wahre Bedeutung eine Demokratie – auf Deutsch):

 

 

Quer saber como se desenvolveu a democracia na Alemanha e porque é tão importante votar? Assista então no vídeo abaixo:

 

 

O voto na Alemanha é obrigatório? (Ist wählen in Deutschland Pflicht?)

Estamos falando de uma democrácia de verdade. Por isso, na Alemanha o voto é facultativo. Vai votar quem quer. Mesmo assim, 62% da população foi votar nas Eleções Federais de 2013 (10% a menos da anterior!).

Não há a possibilidade de ficar sem poder tirar documentos ou ficar sem receber o salário do mês se não for votar, como acontece no Brasil com quem trabalha para órgão municipais, estaduais ou federais. Nem tão pouco precisa-se pagar multa para regularizar a situação eleitoral.

 

 

 

Quando serão as próximas eleições? (Wann sind die nächste Wahlen?)

A próxima votação para constituir o 19º Bundestag  (o parlamento Federal) está marcada para o dia 24 de setembro de 2017, um domingo. Trata-se de Eleições Distritais.

Dos quase 83 milhões de habitantes, 61,5 milhões têm direito ao voto (Wahlberechtigte). Sendo 31,7 de mulheres e 29,8 de homens. Aproximadamente 3 milhões de jovens votarão pela primeira vez.

A escolha não será fácil. Serão 4.828 candidatos (Wahlkandidaten) buscando votos (Wahlstimmen) e prometendo mundos e fundos. Em quem acreditar?

Pela primeira vez, os candidatos investiram intensamente nas mídias digitais, convidando até blogueiros para participar de debates, com a atual chanceler Angela Merkel, por exemplo.

Para se informar sobre as tarefas do Parlamento Federal na Alemanha, clique aqui (Aufgaben des Bundestages )!

Quer saber o que são Eleições Distritais (Bundestagswahl) Então assista os vídeos abaixo:

 

Eleições Distritais? O que é isso?- em alemão

Bundestagswahl? Was ist das? – auf Deutsch

 

Eleições Distritais? O que é isso? – E seria  bom modelo para o Brasil? – em Português do Brasil

Bundestagswahl? Was ist das? – Und wäre diese gut für Brasilien? – auf brasilianisches Portugiesisch

 

Veja também: Especialistas analisam o voto distrital

 

Quantos candidatos poderão ser eleitos? (Wie viele Kandidaten kann man wählen?)

O parlamento alemão não tem um número fixo de deputados, variando entre 598 a 700 cadeiras (Sitze). Atualmente são 630 lugares.

Os representantes do povo podem ser eleitos de duas formas:

  • pelo voto direto com o primeiro voto (Direktwahl über die Erststimme) somando 299 votos distritais (Wahlkreisabgeordneten) e,
  • pelo voto indireto com o segundo voto (Zweitstimme), isto é, votação por legenda: o restante de cadeirasno parlamento. Neste caso, vota-se num partido.

Vale citar que

  • cada distrito envia, através do voto direto, o canditado mais votado para o Parlamento;
  • os votos indiretos determinam a força que os partidos terão no parlamento. Por exemplo, se um partido obter 29% de votos em legenda, ele terá 29% de assentos no parlamento a mais e, com isso, poder decidir  quem será o/a novo(a) chanceler.

Você deve estar imaginando como os partidos escolhem os deputados a enviar para os assentos conquistados. Bem, os partidos estabelecem uma lista hierárquica anteriormente e o primeiro da lista costuma ser o candidato a chanceler federal. Por isso, o segundo voto é tão importante.

Normalmente um terço de novos parlamentares assumem seus postos 30 dias depois das eleições. Logo depois, escolhem o novo Presidente do Parlamento (Bundestagspräsident) e seus vices (Vizepräsidenten).

Por fim, o parlamento assume suas outras funções, entre elas, escolher o/a novo(a) chanceler.

Quer saber quem são os atuais parlamentares? Então clique aqui!

Se desejar se informar sobre o Programa de Governo dos partidos, clique aqui (Alle Wahl­programme für die Bundestags­wahl 2017)!

Quer saber quem são os candidatos distritais que você poderia votar? Então clique aqui (Finde die Kandidaten aus deinem Wahlkreis hier!

 

De quanto tempo será o mandato? (Wie lang sind die Mandaten)

As eleições federais acontecem a cada quatro anos (4 Jahren lang!). Os candidatos eleitos assumem seus postos no prazo de 30 dias.

 

Quem pode votar na Alemanha? (Wer darf in Deutschland wählen?)

Qualquer pessoa acima de 18 anos (über 18 Jahre alt) que possua um passaporte alemão (deutscher Pass), isto é, alemães e estrangeiros naturalizados, independentemente do sexo ou religião.

Algumas semanas antes das eleições, o governo alemão envia uma carta pelo correio (Wahlbrief)  indicando o lugar e seção de votação. No verso desta carta há um formulário para fazer o pedido de votar pelo correio, por Briefwahl (voto por carta).

Votar pelo correio é uma boa opção para quem está enfermo, tem problemas de locomoção, reside no exterior ou simplesmente tem outros planos para o domingo. Veja no vídeo abaixo como fazê-lo (em alemão – auf Deutsch)!

 

Votar pelo correio (Per Post wählen)

 

E quem estiver morando no exterior? Como votar?

Para obter a resposta, clique aqui! (Zum Thema “Wählen im Ausland” – https://www.bundeswahlleiter.de/bunde…)

 

Como votar e que documentos levar? (Wie kann man wählen und welche Dokumente soll man mitnehmen?)

Os cidadãos alemães não possuem Título de Eleitor, votam simplesmente mostrando a Carteira de Identidade (Personalausweis) e a carta de autorização para votar (Wahlbenachrichtigung). Depois de ter votado, não recebem nenhum tipo de comprovante, já que o voto não é obrigatório.

Relembrando (nur zur Erinnerung):

Cada eleitor tem dois votos: um voto direto (Direktwahl/Esrtstimme) e um voto em legenda (Zweitstimme).

Com o primeiro voto ele elege um representante distrital. A Alemanha tem 299 distritos eleitorais (um para cada 250 mil habitantes). Desta forma é eleita metade do parlamento. Informe-se sobre os candidatos de sua região aqui (Bundestagswahl 2017: alle kandidierenden Parteien)!

O segundo voto é em legenda. Você vota praticamente num partido e deixa a ele a opção de enviar ao parlamento quem desejar, assim como o candidato do partido a canceler.

O eleitor tem ainda a liberdade de escolher um candidato de um partido com seu voto direto e votar outro partido no segundo voto.

Veja este vídeo explicativo em alemão:

Erst- und Zweitstimme – Wie funktioniert die Bundestagswahl?

 

E como se comportar ao votar?

Já adianto que tirar Selfies é proibido! Veja as demais regras abaixo em Alemão!

 

Bundestagswahl 2017 Wahlkabinen-Knigge – was ist erlaubt, was nicht?

Selfies sind z.B. verboten!

Hier alle weitere Infos!

 

Tem horário eleitoral na tv alemã? (Gibt’s Werbung von den Kandidaten im Fernsehen & Radio?)

Durante o período eleitoral não há Horário Eleitoral, como no Brasil. Sempre no mesmo horário. Porém, os partidos recebem um espaço reservado na tv e no rádio sim. Sua duração depende do número de votos obtidos nas últimas eleições.

Contudo, não se vê muita propaganda na tv. Já a internet está cheia delas. Para ver vídeos com as propagandas dos partidos clique aqui!

 

Quem são os candidatos atuais e quais partidos existem na Alemanha? (Wer sind die Kandidaten und welche Parteien gibt’s in Deutschland?)

Assim como no Brasil, há vários partidos políticos e inúmeros candidados. Existem dois fortes partidos:

  • o CDU (União Democrata-Cristã, o partido da atual chanceler Angela Merke, no poder desde 2005.
  • o CSU (União Social-Cristã), que fez uma coalisão com o CDU.
  • o SPD (Partido Social-Democrata), partido do antecessor de Merkel, o Gerdhard Schröder.

Desde 1949 a Alemanha tem sido governada pelos dois. Veja a lista detalhada dos chanceleres aqui!

Partidos um pouco menores são:

Entre os menores ainda há

  • o FDP (Partido democrático Livre),
  • os radicais racistas, cujos nomes me poupo de citar, e
  • partidos com nomes engraçados, como o Piratas (Piratenpartei), os Violentas (Die Violetten).

Na Alemanha também é possível se candidatar sem pertencer a nenhum partido, chamando-se de Freie Wähler (Eleitor livre).

Tirando os “Violetas”, todos os demais já conseguiram chegar ao parlamento.

Veja a lista com todos os partidos aqui (Bundestagswahl 2017: alle kandidierenden Parteien)!

 

Tem muito político corrupto na Alemanha? (Gibt’s viele korrupte Politiker in Deutschland?)

Falta de caráter não é exclusividade de um só povo. Mas podemos dizer que a corrupção no país é discreta. Uma vez ou outra pega-se um desonesto.

O que acontece com ele?

É pressionado pelo próprio partido a pedir as contas!

Pode ser expulso e some do mundo político pois está com a imagem manchada, o que chamam de “Das Gesicht verlieren” (em tradução literal: “perder a cara”). Já houve que tivesseque devolver o dinheiro “desviado”.

Em terras germânicas o povo não tem memória curta, retrado do bom nível educacional que recebe.

 

Na Alemanha tem Urna Eletrônica, como no Brasil? (Sind die Wahlen in Deutschland eletronisch, wie in Brasilien?)

Não (Nein)! Em terras germânicas contam-se os votos como antigamente. Nada de computadores! Para os alemães contar voto por voto com os fiscais por perto é a maneira mais prática e segura. Veja mais detalhes no vídeo em alemão:

Was passiert nach Schließung der Wahllokale mit den Stimmzetteln?

 

Vídeos  informativos sobre as Eleições na Alemanha (Informative Videos über die Wahlen in Deutschland)

 

 

Em alemão (Auf Deutsch):

 

Como funcionam as Eleições Federais na Alemanha? (Kurz erklärt: Wie funktioniert die Bundestagswahl?)

(explainity ® Erklärvideo)

 

Vera explica: Assim funcionam as eleições federais (Einfach erklärt: So funktioniert die Bundestagswahl 2017)

RP ONLINE – Wir sind NRW!

 

“Eleições na Alemanha”, numa linguagem bem simples – Excelente para quem está estudando a língua!

Wählen leicht erklärt – Die Bundestagswahl –

Perfekt für Leute, die Deutsch als Fremdsprache lernen!

 

Eleições distritais – Vídeo explica para crianças

Bundestagswahl: Wie funktioniert das?

Deutscher Bundestag

 

Resumo do sistema político alemão (Politisches System Deutschland einfach erklärt)

 

Em Português (auf Portugiesisch):

 

Eleições legislativas na Alemanha

 

Eleições no Mundo – Alemanha – Parte 1

A série Eleições no Mundo do Programa Diplomacia da TV Senado entrevista embaixadores ou representantes qualificados para falar dos sistemas político e eleitoral dos respectivos países. Não perca neste programa a entrevista com o Adido Cultural e de Imprensa, Holger Klitzing, que fala das eleições na Alemanha.

 

Eleições no Mundo – Alemanha – Parte 2

 

 

Acompanhe as Eleições ao Vivo no Canal da Deutsche Welle (TV ALEMÃ) ao Vivo aqui!

 

Dicas de leitura e Pesquisa (Lektürtipp)

 

Anúncios

Deixe-nos seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s