Direitos Humanos: O que são e para que(m) servem

Deixe um comentário Padrão

Nos últimos dias, temos observado a demonização dos Direitos Humanos, mas antes de jogar as pedras que estão em nossas mãos, vamos refletir por um instante.

Há uma expressão alemã que diz: “In der Ruhe liegt die Kraft”, isto é, “na calma encontramos a força” e tomamos a decisão certa. Acredito que a maioria dos alemães aprendeu a refletir por um momento mais longo antes se de deixar cegar novamente pelo ÓDIO.

ÓDIO (em alemão: Hass! São só 4 letrinhas que envenena nossas almas, contaminando-as com seu poder devastador, destruindo tudo que existe de nobre e divino em nós. Foi assim durante as  duas Grandes Guerras Mundiais nas quais morreram milhões pessoas.

Em 1948, após o ódio ter desolado a humanidade, causando milhões de mortes, representantes de várias nações se reuniram  na ONU (Organização das Nações Unidas) e assinaram um documento se comprometendo a respeitar alguns direitos fundamentais de todos os seres existentes neste planeta: Os Direitos Humanos. Neles, todos os seres humanos devem ter sua dignidade respeitada, independente de qualquer coisa.

Hoje o Artigo número 1 da Constituição da Alemanha diz “Die Würde des Menschen ist unantastbar.”, a dignidade do ser humano é intocável (tradução literal). Este é também um dos fundamentos da Constituição brasileira (Artigo 1, III)!

Quando falamos de Direitos Humanos estamos falando de Dignidade da pessoa humana também, de Direitos Fundamentais de Todos os Seres Humanos, independente de sua raça, sua religião, seu sexo ou posicionamento político. Respeitar os Direitos Humanos é respeitar princípios básicos do mundo civilizado.

Não importa se é homem ou mulher, rico ou pobre, feio ou bonito, magro ou gordo, branco ou negro, azul ou verde. Se é adulto, criança ou idoso. Tanto faz se um acredita em Deus e o outro em nada crê, se um gosta de um partido político X e o outro que votar no partido da mandioca. Que o faça! Não importa se uma pessoa quer andar vestido de Amarelo listrado de rosa e o outro de vermelho com bolinhas vibrantes de cores diversas. Se a roupa é curta ou longa, se os cabelos são lisos ou enroladinhos, se a careca brilha ou não. Cada um na sua. Ninguém precisa aceitar o que o outro é, sente ou pensa, basta respeitar. Cada um de nós quer ter sua dignidade, sua liberdade e seus direitos preservados.

Os Direitos Humanos nos assegura isso. É um compromisso Universal, assinado por várias nações que vivem neste planeta. Não foi inventado para proteger bandido! E sim para nos proteger!

No Brasil costuma se dizer que “Deus é brasileiro”. Bem, se for mesmo, ele deve estar muito decepcionado com seu povo, já que estão esquecendo dos fundamentos de suas leis, sejam os ditos fiéis cristãos ou não.

Talvez seja bom reler direitinho os Direitos Humanos e alguns capítulos dos Livros Sagrados (a Bíblia, para os cristãos). Vamos nos informar mais, abrir a mente e o coração.

 

CLICANDO AQUI PODEMOS LER O DOCUMENTO DAS NAÇÕES UNIDAS EM PORTUGUÊS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS!

 

CLICANDO AQUI PODEMOS LER A BÍBLIA SAGRADA ONLINE!

 

SEJAMOS INTELIGENTE!

SEJAMOS A FAVOR DOS DIREITOS HUMANOS! 

VAMOS DIZER  NÃO AO ÓDIO!

  NÃO AO RACISMO!

  NÃO A DISCRIMINAÇÃO!

E SIM PARA OS NOSSOS DIREITOS: OS DIREITOS HUMANOS!

 

Deixe-nos seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s