Você sabia? Na Alemanha o Natal dura 3 dias. Descubra o porquê já!

Hinterlasse einen Kommentar Standard

Por: M. Fábia P. V. Willems

Weihnachten in Deutschland

No Brasil, comemoramos o Natal em dois dias. Na Alemanha, são três, por isso, no dia 26 de dezembro ainda deseja-se Feliz Natal!

Descubra agora o motivo e aprenda algumas palavras relacionadas ao Natal agora mesmo em português- alemão!

Bom Natal para todos 😉


Natal de 3 dias

24.12

Noite de Natal (Heilige Abend)

A noite do nascimento de Jesus Cristo.

25.12

1° Dia de Natal (1. Weihnachtstag)

Feriado para comemorar o nascimento de Jesus Cristo.

26.12

2° Dia de Natal (2. Weihnachtstag)

Feriado na maioria dos países europeus. Católicos, ortodóxicos, anglicanos e luteranos comemoram do Dia de Santo Estêvão, o primeiro mártir do cristianismo.

A noite de 24 de dezembro foi escolhida para simbolizar o nascimento do menino Jesus. Nela vai-se à igreja e degusta-se a ceia de Natal (Weihnachtsmahl) logo depois.

No Brasil, costuma-se convidar toda a família, isto é, todos os parentes e até amigos próximos que, eventualmente, estejam sozinhos nesta ocasião.

Já na Alemanha, as festas são bem restritas a pai, mãe, filhos e avós. Às vezes, os avós maternos e paternos não comemoram juntos. Neste caso, costuma-se passar a Noite de Natal na casa de um deles e o Dia de Natal na casa do outro.

Parentes de segundo e terceiro graus e amigos próximos podem até receber um convite para o segundo Dia de Natal, por exemplo, para um café da tarde (Kaffee & Kuchen), por exemplo. Afinal, já se trabalhou demais dois dias seguidos. Claro que isso não é uma regra. Nossos vizinhos, por exemplo, convidam-nos para o café da tarde no dia 25 e vimos a apresentação musical das netinhas deles antes da entrega dos presentes que o Menino Jesus (das Christkind) trouxe. Isso mesmo! Não foi o Papai Noel, não! É que eles são Protestantes (evangélicos). Para ler mais sobre o tema „Quem trás os presentes de Natal na Alemanha“, leia nosso artigo, clicando no link abaixo:

Quem traz os presentes de Natal? O Papai Noel, o Nicolau ou o Menino Cristo? (Der Weihnachtsmann, der Nikolaus oder das Christkind – Wer bringt die Geschenke zu Weihnachten?)

Nem todas as crianças recebem seus presentes de Natal (Weihnachtsgeschenke) na noite de Natal. Elas tem que esperar até o dia seguinte. Depois do almoço de Natal (Weihnachtsessen) é a entrega de presentes (die Bescherung). E eles são muitos! As netinhas dos meus vizinhos (de 4 e 8 anos) receberam boneca, jogos, vestido, camisetas, 4 jogos de meias coloridas com bichinhos, jogos de canetinhas, 2 cadernos com lantejoulas e lindos desenhos para colorir. Cada uma delas! E esses foram só os presentes dos avós paternos! Imagine a alegria delas. Parece um exagero, mas avós são avós, não é?

Ah, esqueci de contar que depois do café da tarde com direito a Kaiserschmarrn (um bolo especial feito na frigideira) com sorvete (Eis) e chantilly (Schlagsahne), as meninas cantaram uma linda canção natalina chamada Kling Glöckchen klingelingeling (seria mais ou menos: Toque Sininho clin-clin-clin) com sininhos nas mãos e acompanhadas no keyboard pela mãe. Foi muito lindo e emocionante ver essa tradição de cantar com as crianças músicas natalinas ao lado da árvore de Natal toda decorada e cheia de luzinhas brilhantes.

E você? Já passou o Natal perto dos alemães? Foi assim também? Conte pra gente!

Para finalizar, vamos treinar alemão cantando!

Kinderlieder zum Mitsingen und Bewegen

Deixe-nos seu comentário!

Trage deine Daten unten ein oder klicke ein Icon um dich einzuloggen:

WordPress.com-Logo

Du kommentierst mit Deinem WordPress.com-Konto. Abmelden /  Wechseln )

Google Foto

Du kommentierst mit Deinem Google-Konto. Abmelden /  Wechseln )

Twitter-Bild

Du kommentierst mit Deinem Twitter-Konto. Abmelden /  Wechseln )

Facebook-Foto

Du kommentierst mit Deinem Facebook-Konto. Abmelden /  Wechseln )

Verbinde mit %s