O que é um mentiroso? Um homem que mente!
„Mente“ vem de mentir (em inglês, to lie; em alemão, lügen; em espanhol e francês, mentir; em italiano, mentire).
Um verbo é intransitivo e se acha. Não precisa de ninguém. De vez em quando, gosta de dar um gritinhos para se transformar em transitivo, chamando, assim, a atenção de alguns amiguinhos que aprecem seu ladinho direito.
O Mr. President dos Trópicos, o „eu queria tanto ser como meu amigão Trump“, é fãzão do verbo mentir e sabe conjugá-lo em todas as pessoas do discurso de forma exemplar, inclusive com os pronomes de tratamento mais formais!
-„Eu minto„.
-Salles, tu mentes.
-Guedes, você mente.
-O Moro. Ele mente.
–O senhor mente.
-A Damares. Ela mente.
–A senhora mente.
–Nós mentimos.
–Vós mentis.
–Vocês mentem, amigos.
-Meus ministros. Eles mentem.
–Os senhores mentem.
-Minhas palavras. Elas mentem.
–As senhoras mentem.
Na Cúpula dos Líderes sobre o Clima desta semana, Chefes de Estado e alguns convidados especiais do presidente americano Joe Biden puderam comprovar que Bolsonaro está obsecado pelo verbo „mentir“. Parecia chamar todos de imbecis, estúpidos, energúmenos, mentecaptos, parvos, idiotas e companhia limitada.
Escute o discurso, leia-o na íntegra e tire suas conclusões:

Agora reflita: O discurso do presidente reflete as ações de seu governo?
Lembrei-me de um belo ditado alemão:
„Man redet viel, wenn der Tag lang ist.“
Significa basicamente que se promete mundos e fundos quando o dia é longo.
Agora vejamos a reação do discurso do Mr. President tropical nos principais jornais internacionais:
O que dizer agora? Ficar magoadinho porque o Presidente dos Estados Unidos Joe Biden e sua vice-presidente, Kamala Harris, deixaram a sala de conferência online bem na hora do „excelente discurso“ do brasileiro?
A mim só resta uma opção:

Finalizo esclarecendo que MENTIROSO é MENTIROSO em espanhol também e que ter um presidente com este adjetivo não é nada agradável, nem se trocá-lo por um de seus sinônimos:
Mentiroso: embusteiro, enganador, trapaceiro, patranheiro, sub-reptício, trampolineiro, trapaceiro, embusteiro, ardiloso, doloso, falaz, fingido, paroleiro, patranheiro, mendace, mendaz, burlador, ardiloso, desonesto, inescrupuloso, falso, desleal.