Escolas germano-brasileiras
Deutsche-brasilianische Schulen in Brasilien
Escolas bi-culturais germano-brasileiras constituem um enriquecimento do quadro de oportunidades de ensino em São Paulo. Algumas prestam o Abitur oficial alemão (Certificado de Conclusão do Ensino Médio).
Colégio Visconde de Porto Seguro
O Colégio Visconde de Porto Seguro é a mais antiga e a maior das escolas de São Paulo apoiadas pela República Federal da Alemanha. Com seus 9.500 estudantes distribuídos em três unidades, é a maior escola bi-cultural alemã em todo o mundo. Ela foi fundada em 1878 com o nome Deutsche Schule (Olinda-Schule). A partir da terceira série, a língua alemã faz parte obrigatória do currículo dando aos estudantes condições de freqüentarem o nível secundário alemão. Todo ano cerca de 15 estudantes prestam o Abitur oficial alemão (Certificado de Conclusão do Ensino Médio). Desde 1983 existe uma filial da escola (Unidade II) em Valinhos, na região de Campinas, freqüentada por cerca de 2.500 alunos. Uma terceira unidade foi inaugurada em 1998 no bairro Panamby, São Paulo; que conta hoje com cerca de 2.500 alunos também.
Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade I |
Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade II |
Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade III |
Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade IV |
Colégio Humboldt
O Colégio Humboldt, fundado em 1916, conta hoje com um total de 1.250 estudantes. Em 1999 inaugurou seu novo prédio em Interlagos onde se realizou nesse mesmo ano, pela primeira vez, a prova do Abitur.
Desde 1982 funciona, anexa ao colégio, uma escola de formação profissional (IFPA), em que mais de 170 alunos recebem uma formação profissional bilíngüe de acordo com o sistema dual alemão, que combina escola profissionalizante e aprendizagem prática, em convênio com empresas alemãs e brasileiras. São formados profissionais das áreas: Gestão de Comércio Internacional; Gestão Empresarial; Gestão de Informática; Gestão de Transportes Nacionais e Internacionais; Gestão de Seguros; Secretariado Bi- e Trilingüe
Colégio Humboldt |
Instituto de Formação Profissional Administrativa |
Colégio Benjamin Constant
A Escola Alemã da Vila Mariana, que depois passou a chamar-se Colégio Benjamin Constant, foi fundada em 1901 por empregados alemães da Cervejaria Brahma. Hoje conta com cerca de 1.000 alunos. O ensino da língua alemã faz parte do currículo obrigatório desde a pré-escola até a 11a. série. Nos cursos noturnos, a escola oferece cursos de formação profissional: técnico de laboratório, de comércio exterior e secretariado, além de cursos de aperfeiçoamento para operários qualificados da indústria química.
Colégio Benjamin Constant |
Colégio Imperatriz Leopoldina
A Santana-Schule, hoje Colégio Imperatriz Leopoldina, foi fundado em 1923 no bairro de Santana. Tendo funcionado durante muitos anos apenas como curso primário, abrange hoje também a pré-escola e o ensino médio. Aos seus 1.300 alunos estão disponíveis aulas de alemão.
Colégio Imperatriz Leopoldina |
Escola Waldorf Rudolf Steiner
A Escola Waldorf Rudolf Steiner oferece há quarenta anos um ensino baseado no ideário antroposófico como alternativa aos currículos tradicionais das escolas de língua alemã.
Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo |
Escola Suíço-Brasileira
A Associação Escola Suíço-Brasileira foi fundada em 20 de agosto de 1965 pela comunidade suíça em São Paulo. Oferece cursos da Educação Infantil ao Ensino Médio, conforme o calendário brasileiro, em regime semi-integral. Conta atualmente com 650 alunos em São Paulo e 450 em Curitiba.
O ensino é bilíngüe, em português e alemão. O currículo inclui também inglês e francês.
Além do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e diversos diplomas e certificados de qualificação em línguas, os alunos obtêm o Diploma da Organização do Bacharelado Internacional – IBO (www.ibo.org), o qual possibilita o acesso a inúmeras universidades internacionais.
As Escolas Suíço-Brasileiras são reconhecidas e apoiadas pelo Governo Suíço e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e do Paraná.
Escola Suíço-Brasileira de São Paulo |
Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba |
Escolas germano-brasileiras
Programa "Escolas: uma parceria para o futuro"
A educação traz perspectivas para o futuro. Idiomas abrem horizontes. Em nossas escolas parceiras, espalhadas pelo mundo todo, queremos não só viabilizar o acesso à nossa língua e à instrução, mas também cultivar o interesse e o entendimento mútuo entre as diferentes culturas.
Programa "Escolas: uma parceria para o futuro"
Fonte (Quelle): http://www.sao-paulo.diplo.de/Vertretung/saopaulo/pt/06/Schulen__und__Berufsausbildung/Schulen/Schulen.html